Neurociência

26/02/2013 – 05h01

Manifesto questiona conduta do neurocientista Miguel Nicolelis

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um manifesto assinado por pesquisadores brasileiros no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento questiona ações do neurocientista Miguel Nicolelis por um estudo publicado neste mês.

O trabalho demonstrava que roedores com um aparelho ligado ao cérebro poderiam “enxergar” luz invisível.

Segundo o manifesto, o pesquisador Márcio Flávio Dutra Moraes, da UFMG, apresentou, na presença de Nicolelis, em julho de 2010, um projeto semelhante em reunião do comitê gestor do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ) “Interfaces Cérebro-Máquina”.

O manifesto questiona por que Nicolelis teria mantido sigilo sobre seu estudo publicado agora, se já estivesse em andamento na Universidade Duke, onde foi realizado, e por que não foi proposta uma colaboração com Moraes.

Entre os sete signatários do documento está o cientista Sidarta Ribeiro, que trabalhou com Nicolelis até 2011, quando houve uma cisão de seu grupo de pesquisa em Natal.

O texto põe em dúvida a intenção do cientista de promover a pesquisa brasileira e diz que Nicolelis estaria usando a produção de instituição estrangeira para prestar contas de um financiamento nacional ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal.

Isso porque Eric Thomson, um dos autores do estudo, assina como membro do instituto, mas não teria vínculo com a organização.

Romulo Fuentes, que trabalha com Nicolelis, respondeu no blog que a acusação é “irresponsável”. A pesquisa, escreveu, começou em 2006, e Nicolelis não é obrigado a revelar trabalhos em andamento. Thomson seria colaborador do instituto de Natal desde 2011.

Comentário MTecna

Luz invisível ao ser humano? O olho e cérebro pode captar a luz e reagir, mas pode não se ter consciência da amplitude em muitas ou em todas situações. Filme em uma camera em preto e brando  frente do seu controle remoto.  E verá o infravermelho. Através de um equipamento simples. Com treino e ambiente especial o ser humano pode enxergar o infravermelho. Que é estremamente prejudicial ao olhos. Em uma explosão eu passei a ver o infravermelho e meus olhos pareciam queimar até ao olhar para monitor de cristal liquido. Motivo pelo qual se deve assistir menos cores brancas e rosas. Em aparelhos muito brilhantes, se você tem olhos muito claros. Quando criança aconteceu a mesma coisa. Atacaram os Russos ou foi meteoro? O Diamante Cor de Rosa – Olhos claros, visão rosea poderia ver onde seria perigoso a radiação solar.

Minha descrisão se, vocês verem o sol que eu vi ninguém sairia ao sol entre 10hs e 17 hs e logo que ele sai ao lado do horizonnte. Uma boa lente de óculos escuros. 15.33. Na época a noticia foi relacionada a estupro. Um velho abriu o ziper, quando pegou-me oferencendo ajuda para me segurar. O Ceará que os Judeus e os Estates demoram tanto para prender. Tentou reproduzir com um menino oriental. Ceará é o Gargamel, agente Israelense, origem Siria, cigano.

Dá para algum neurcienista me ajudar será que eu já não ensinei muito? Dê uma lição nestes caras.

O que vocês querem saber mais sobre a mente! Posso decifrar coisas insolúveis! É por isto a carne com acido no estomago no Natal? É eu fui o Crito, para eles agora eu sou pior um demônio.

Estupro de soldados, bichinhas na aeronaútica, Gordões Ru. E Braz Leme antes da ponte lado esquerdo indo para o centro. localizar deve ser perto da rua do Carrefour.

Duvido que fizema alguma coisa, Siria, Itália, Chicago, Israel,  Nova York.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s