Zhuangzi

À parte as excentricidades que lhe são atribuídas, Zhuangzi revelou-se importante intérprete espiritualista e influenciou o budismo chinês com seus ensinamentos, assim como a pintura e a poesia da China.

Zhuangzi (Chuang Tzu) nasceu em 369 a.C., em Meng, China, e foi contemporâneo de Mêncio. Sua doutrina baseia-se em Laozi (Lao-tsé) e consta do livro que leva seu nome. De seus 33 capítulos, os sete primeiros são em geral aceitos como autênticos. Os demais contêm apenas algumas passagens provavelmente escritas por Zhuangzi, mas as partes apócrifas são ricas em lendas sobre ele. Para exemplificar seu desapego ao mundo material, conta-se que, estando ele à beira da morte, expressou o desejo de permanecer insepulto, pois lhe parecia o mesmo ser devorado por abutres ou por vermes e formigas, sob a terra.

Para Zhuangzi, tudo o que pode ser dito ou conhecido sobre o Tao (Dao) não é, na verdade, o Tao, que não tem princípio ou fim, nem admite limites. A vida está sujeita às transformações permanentes. Para o qual não há bem ou mal. As coisas devem seguir seu curso e os homens não devem preferir uma situação a outra. O homem verdadeiramente virtuoso é livre das imposições das circunstâncias, das ligações pessoais, da tradição e do desejo de modificar o mundo. Zhuangzi, que escreveu também livros de ficção e artigos contra o confucionismo, morreu em 286 a.C.

Entre as muitas virtudes de Zhuangzi contava-se a habilidade para o desenho. O rei pediu-lhe que desenhasse um caranguejo. Zhuangzi disse que precisava de cinco anos de tempo e de uma residência com doze criados. Passados cinco anos o desenho não fora ainda iniciado. “Preciso de mais cinco anos” disse Zhuangzi. O rei concedeu-lhos. Ao fim dos dez anos, Zhuangzi pegou no pincel e num instante, com um único traço, desenhou um caranguejo, o caranguejo mais perfeito que jamais se tinha visto.

“olhe esta janela: ela é apenas um buraco na parede, mas por causa dela a sala inteira está iluminada”.
Zhuangzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s