Características Gerais do Yiquan

Do tradutor: Este texto vem do livro “Yiquan – Zhongguo shizhan quanxue” (Yiquan – ciência chinesa de combate real).

I. OS EFEITOS CARACTERÍSTICOS DO TREINAMENTO DO YIQUAN.

Quando nós falamos a respeito de praticar arte marcial, existem três aspectos principais: saúde, prazer de estudar e autodefesa. Saúde significa conseguir livrar-se de doenças, cultivando a saúde. Prazer de estudar significa que nos estudamos e pesquisamos os princípios nos quais a arte marcial se baseia, obtendo grande satisfação por isto. Autodefesa significa habilidade de lutar. Todos esses aspectos estão relacionados. Não há arte marcial se um deles faltar. Se a prática da arte marcial não é boa para corpo, então por quê existiria arte marcial? De outro ponto de vista, o que se poderia alcançar na arte marcial sem boa saúde e entusiasmo. E se a arte marcial não for baseada em princípios científicos, se você cegamente procura algumas ilusões, não seria oposto ao senso básico da arte marcial? Deste modo você não apenas desperdiçaria um tempo muito precioso, mas isto também não seria bom para sua saúde e para o espírito. Então você deveria considerar seriamente essas questões.

De acordo com o ponto de vista do Yiquan, na prática de arte marcial, você deve desenvolver corpo e mente. Então você deve pesquisa-la, verificar o que é valioso e o que não é, além disso, desenvolvê-la. E então igualmente desenvolver a autodefesa. Lutar não é o foco principal da prática do Yiquan, mas é um de seus papéis. No primeiro capítulo já foi dito, que o Yiquan é uma espécie peculiar de ciência marcial. Esta ciência foi desenvolvida com base no Xingyiquan, mas absorveu o melhor de diversas artes marciais. O Yiquan possui um sistema muito completo e consistente de métodos de treinamento. A experiência de meio século provou que o Yiquan possui enormes vantagens, em ambos, cultivo de saúde e autodefesa. Ao mesmo tempo o Yiquan absorveu os métodos científicos das artes marciais chinesas e além de outras. Isto enriqueceu e acelerou ainda mais o desenvolvimento desta arte. Então nós podemos dizer, que o Yiquan é uma ciência marcial moderna, a qual está se desenvolvendo continuamente.

O Yiquan é fundamentado no Zhan Zhuang como o principal método de treinamento. É este motivo que quando alguém fala sobre o Yiquan, as pessoas imediatamente pensam no Zhan. Zhuang. De fato outras artes marciais também usam Zhan Zhuang, mas apenas o Yiquan fez uso dele como método central de treinamento do sistema. O Zhan Zhuang do Yiquan é muito diferente de outros sistemas de Zhan Zhuang. Isto não é somente prática estática. O objetivo principal não é fortalecer os músculos. O Zhan Zhuang de saúde do Yiquan é diferente do Qi Gong também. Nós não falamos sobre pequenos, nem grandes “círculos celestiais”, não nos concentramos no dantian, nós não controlamos a respiração. Tudo é natural. Focalizar a atenção, relaxar o corpo, a respiração natural é suficiente. Isto é treinar enquanto descansa. Este método de treinamento do Yiquan é fácil e simples, não aloca carga excessiva a mente ou ao corpo. Não há exigências especiais relativas quanto a que lugar que você necessita praticar, ou quanto tempo você deveria praticar. Certamente, se estiver andando, sentado ou deitado na cama, você mesmo assim pode praticar. Essa é a razão pela qual este método é tão apreciado por praticantes comuns e por pessoas com problemas de saúde. Do ponto da vista marcial, não há quaisquer formas, nenhuma seqüência de técnicas – O ponto é mais a respeito de reação espontânea baseada em sentimento. Esta é uma importante característica do Yiquan.

Do ponto do vista do Yiquan, ele é realmente baseado em senso comum e experiência prática, isso em luta é impossível de se determinar inicialmente, a qual ordem de ações e então como seguí-las. No Yiquan não há nenhuma forma ou seqüências técnicas pré-determinadas, mas não quer dizer luta caótica. Os métodos principais utilizados no yiquan são:

Quais os efeitos do treinamento do Yiquan?

1. Fortalece o corpo e capacita a um desenvolvimento holístico.

No treinamento holístico de tensões do Yiquan, o corpo é um todo. Embora haja tronco, braços, cabeça, pernas, nós não devemos tratá-los como partes separadas. Nós não devemos concentrar o treinamento em um dos lados. Embora alguns exercícios de um dos lados possuam algum valor, a prática de um dos lados em longo prazo é prejudicial. No Yiquan, na prática do Zhan Zhuang nós “unimos” mente, “unimos” movimentos, “unimos” força, coordenamos mente e corpo. Desta maneira todas as partes do corpo recebem exercício. O Yiquan não desenvolve a tensão da força comum ou treinamento com uso de exercícios de movimento agressivos. Do ponto de vista da saúde, apenas permanecer com a mente focalizada proporciona exercício tanto para o corpo como para a mente, tonificando a saúde e o mantendo livre de doenças.

Do ponto de vista de combate, permanecendo relaxado, você “pode procurar força em ausência de força”, “procurar agilidade em desajeito”, “procurar velocidade em movimento sutil”. Isso proporciona exercício para o espírito, mente, sistema sanguíneo e muscular.

A vantagem do yiquan é sua habilidade de emitir força sob várias condições, adaptando-se a situação. No treinamento do Yiquan nós enfatizamos as mudanças entre relaxamento e tensão, tanto na mente como no corpo. Essas mudanças são estreitamente relacionadas à força, velocidade, agilidade, coordenação, habilidade de golpear etc. O Yiquan utiliza um método específico de treinamento, onde a atividade da mente está relacionada a todas as formas de mudanças entre relaxamento e tensão, e efetivamente afeta todos os aspectos de preparação.

2. Desenvolve a mente e a coragem, melhora a condição mental.

O treinamento de arte marcial pode afetar a psique positivamente. Se alguém está doente, sua psique não está em bom estado. Deste modo é difícil de pensar em grandes desafios. Mesmo que tal homem tente fazer o melhor, os resultados não são tão bons. Então se surgir um problema inesperado, ele pode colapsar mentalmente. O praticante de artes marciais pode desenvolver uma psique sadia, sendo autoconfiante no trabalhar e na vida. É capaz de sobrepujar dificuldades inesperadas. É dito “Quando você tiver habilidade, você será corajoso, quando você for corajoso possuirá ainda mais habilidade”. O Yiquan não é só treinamento para o corpo, mas muito mais treinamento para a mente e espírito. Tudo no Yiquan é sobre treinamento psicológico. Você desenvolve foco, coragem, uma mente para dominar todos os problemas. Nos últimos anos o treinamento psicológico foi introduzido no atletismo. Métodos específicos de treinamento do Yiquan foram apreciados por especialistas de cultura física. A prova prática disso, eles agradecem ao treinamento do Yiquan, praticantes que alcançaram boa condição mental, não apenas ganhando confiança na possibilidade de melhorar a saúde, mas também quando encontraram algumas dificuldades, eles foram capazes de manter a mente clara e a capacidade de trabalhar de acordo com situação, com atitude otimista. Esses são resultados da coragem, determinação e flexibilidade, habilidade de reação eficiência e rápida as quais são desenvolvidas durante o treinamento do Yiquan.

II. CARÁTER CIENTÍFICO DO TREINAMENTO DE YIQUAN

Certamente como quaisquer outras formas de cultura física, o yiquan é uma ciência do corpo humano. Então deve possuir base científica. O treinamento continuamente deve ser examinado do ponto de vista de teorias científicas. A teoria de yiquan é baseada em biomecânica, anatomia, e na psicologia do esporte. Devemos trabalhar continuamente na interligação de nosso treinamento pratico com teorias científicas. Devemos nos livrar de todas as superstições, em conseqüência não enganar a nós mesmos e a outros. Este é o ponto de vista do Yiquan.

Os movimentos do corpo são controlados pelo sistema nervoso, e são efeitos do trabalho dos músculos do esqueleto. Podemos ver o esqueleto como um sistema de alavancas, juntas como eixos e músculos como fonte de força. Deste modo toda espécie de atividades do corpo torna-se possível. O sistema nervoso é muito importante. E o sistema nervoso é influenciado pela atividade mental – shen – “espírito”. A formula tradicional diz: “a mente é comandante da força”. Em Yiquan nós enfatizamos a palavra ‘yi’ – mente, intenção. O nome desta arte – Yiquan aponta à importância da atividade da mente no treinamento. É dito que, em caso de um bom calígrafo “a intenção está antes do pincel”, e em caso de um bom pintor “o pincel está no coração”. O mesmo ocorre na arte marcial. Se negligenciar a condução da mente, não haverá real uso da força. Arte marcial está relacionado a alto grau de coordenação entre mente e corpo. Se o corpo não esta trabalhando, a atividade da mente está “vazia”. Se a mente não está empenhada, os movimentos de corpo são “cegos”. Nenhum perito em artes marciais contaria com sua habilidade em “qigong automático” (zifa dong gong). Podemos ganhar alguma inspiração do famoso relato de Li Guang, que atirou uma pedra com um arco. Li Guang pensou que era um tigre e não uma pedra. E a flecha cravou na pedra. Quando ele viu era uma pedra, ele tentou novamente muitas vezes, mas não era capaz de fazer o mesmo. Isso descrever a relação entre mente e força. Há efeitos diferentes, quando o estado da mente é diferente. Sem o estado adequado da mente o estímulo adequado é impossível. Wang Xiangzhai dizia: ‘mente é força’. Não há força real sem a mente.

Todas as formas de movimento do corpo são causadas por atividade dos músculos. Nós não podemos separar a atividade dos músculos da influencia mental. Do ponto de vista da biologia do movimento, força não depende apenas do tamanho do músculo, ela esta de acordo com o sistema nervoso afetando as fibras do músculo. Não importa o quanto o corpo seja grande, não há grande diferenças no número de fibras. Mas muitas fibras normalmente não trabalham. Elas não estão sendo estimuladas pelo sistema nervoso. Graças ao treinamento apropriado é possível aumentar a eficiência do efeito da mente sobre os músculos. Em outras palavras, por mais dessas fibras para trabalhar. O Yiquan enfatiza a importância da mente no treinamento, graças a qual o potencial do corpo pode ser mais bem utilizado. Essa é a razão pela qual Wang Xiangzhai, embora muito magro, era capaz de emitir grande “poder explosivo”. Como já foi dito o Yiquan não é apenas atividade da mente, mas também do corpo. Algumas pessoas pensam que o Yiquan utiliza a tão chamada “força vazia” para derrotar sem tocar o oponente. Isto é um grande equívoco.

Do ponto de vista da biologia do movimento, o desenvolvimento de habilidades de movimento é baseado em criar um sistema de reflexos condicionados. Uso de força em arte marcial é diferente do uso normal de força. Este é o motivo do treinamento ser indispensável para se obter êxito. Criar um sistema de reflexos, ou desenvolver habilidades pode ser dividido em 3 etapas. A primeira é quando o iniciante não é capaz de fazer o movimento. A segunda etapa é quando às vezes ele pode e às vezes não. A terceiro é quando ele pode fazê-lo. Só então poderemos falar sobre usá-lo. O básico do método de treinamento do Yiquan é o Zhan Zhuang. Deste modo nós podemos continuamente reforçar reações adequadas, pelo uso de foco e indução mental. Podemos notar problemas e superá-los. O desenvolvimento da forma adequada de gerar força, pode ser utilizado em combate, deste modo muito rapidamente. Sem este treinamento, quando você está frente a frente do oponente, você “perde a capacidade de lutar”. A prática de provas de treinamento esportivo, as quais se você quiser fazer algo rápido da primeira vez, você não será capaz de fazê-lo. Então aprende um novo movimento começar de movimento lento, de não movimento a movimento. Assim é nossa arte marcial.

Aprendendo uma arte marcial, você não apenas adquire algum conhecimento de biologia e anatomia, mas também de física e mecânica. Seria positivo estudar áreas como: alavanca, movimento de parafuso, atrito, deslizamento, triângulo de forças, equilíbrio de forças, objeto de força etc… Somente deste modo, e prática diligentemente você poderá alcançar resultados no Yiquan. Você deve usar o bom senso, tomando a ciência como base, tirando continuamente conclusões pela experiência. Deste modo o progresso será possível.

Este foi apenas um breve olhar na publicação do caráter científico do Yiquan.

III. O CONTEÚDO DE TREINAMENTO Do YIQUAN.

Os principais métodos de treinamento do Yiquan são: Zhan Zhuang, Shi Li (e Shi Sheng), Zou Bu, Fa Li, Tui Shou e San Shou.

O Zhan Zhuang é o método de treinamento básico do Yiquan. Há duas variantes: Zhuan Zhuang de saúde e combate. Este é um de método de treinamento sem movimento externo. O Zhuang de saúde acentua o treinamento mental. A mente comanda o corpo. A mente é focalizada, o corpo é relaxado, o fôlego é natural. O Zhuang de combate dá base de treinamento para luta. Se existir alguma base é graças ao Zhuang de saúde, você trabalha no desenvolvimento de sentimento de “forças antagônicas” (forças antagônicas podem ser até certo ponto entendidas como relação mútua de aspectos de relaxamento e de tensão em várias partes de corpo, há elevada coordenação entre a mente e o corpo, no corpo e fora dele, você pode melhorar as capacidades de uso da mente e do corpo). Isto é chamado de força holística (que significa equilíbrio, harmonia de forças e sentimentos de forças em todas as direções). O Zhuang que serve para adquirir esta força é chamado Zhuang de combate. Embora essas duas variantes de Zhuang sejam diferentes, elas proximamente são relacionadas. Se praticar apenas para a saúde, não há nenhuma necessidade de aprender posturas de combate. Mas posturas de combate também ajudam a melhorar a saúde. Então os dois grupos não deveriam ser separados.

O Zhan Zhuang é o âmago de Yiquan. Usando atividade mental, você “procuram força em ausência de força”, “movimento em não movimento”. Este é um método que serve para desenvolvê-lo e prepará-lo para usar a “força holística”. A prática prova que esta espécie de exercícios capacita eficientemente o desenvolvimento de capacidades humanas naturais.

Em yiquan, nós tratamos relaxamento e tensão como um par de contradições nas quais o movimento do corpo está baseado. Tais atributos como velocidade, força, agilidade, coordenação, habilidade de receber golpes, proximamente estão relacionados à questão de relaxamento e tensão. Pode ser dito que o treinamento de Yiquan é sobre dominar e utilizar relaxamento e tensão. Isto não são apenas relaxamento e tensão física, mas antes, primeiramente relaxamento e tensão mental. O trabalha dos músculos é orientado pelo sistema nervoso. E sistema nervoso é afetado pela mente consciente. A mente é muito importante. O Yiquan enfatiza o uso da mente (yi).

O Zhan Zhuang é o método básico de treinamento do Yiquan. Nos praticamos relaxamento e tensão. Primeiro você aprende a relaxar, então as mudanças entre relaxamento e tensão, para alcançar harmonia entre eles. Nos tentamos estar “relaxados, mas não frouxos, tensos ou duros”. Desta forma a circulação sanguínea pode fluir livremente, melhorando o metabolismo e todos órgãos trabalham em harmonia.

Durante a pratica do Zhan Zhuang nós alcançamos um alto nível de coordenação do corpo todo. Todos os membros do corpo todo se tornam “ligados” criando uma unidade. “Quando alguma parte se move, não há nenhuma parte que não se move”. Quando você avança algum estágio em sua prática, você sente agilidade e coordenação em todo o corpo. Desenvolve a “força de mola” em todo o corpo. “Então não haverá uma parte de corpo que não seja como uma mola” (qualquer parte de corpo deve ser capaz de emitir força como uma mola, então você poderá usá-la em combate).

O Shi Li (testando a força) é o Zhan Zhuang estendido para o espaço. Você não deve procurar força energicamente. Movimento lento é melhor que rápido. “Procurar não movimento em movimento”, então “procurar velocidade em movimento sutil”. Deve verificar se “quando alguma parte move, não há nenhum parte que não move”, se possui esta força holística desenvolvido pelo Zhan Zhuang. Se em movimento você pode manter o sentimento de força, harmonia e naturalidade, você criou condições de ser capaz de emitir força livremente, em qualquer situação.

O Fa Li é a capacidade de efetivar a emissão de força. O Zhan Zhuang e o Shi Li servem para criar as condições para emissão de força, então você pode usá-la livremente em qualquer situação. Esta é a grande vantagem do yiquan.

O Zou bu (andando em passos) também é conhecido como motsa bu (passos em atrito). Este é um de método de treinamento, onde os passos são feitos do mesmo modo como o Shi Li. As exigências são: “Quando a parte superior está em movimento, a parte de baixo naturalmente a segue, quando a parte de baixo se move, a parte superior naturalmente guia”. Em movimento você tenta manter equilíbrio e coordenação, até que possa emitir força a qualquer instante.

O Tui Shou (empurrando com as mãos) e San Shou de (mãos livres), é o treinamento prático de luta.

O Tui Shou é a incorporação do shili e do zou bu. Você pode dizer que é o Shi Li com o parceiro. O treinamento do Tui Shou serve de preparação para a situação onde há contato com os braços do oponente – você pode controlá-lo e atacá-lo eficientemente.

O San Shou é cristalização de todos os métodos de treinamento do Yiquan, ele é um meio de verificar diretamente a sua habilidade.

Acima estão descritos os principais métodos de treinamento do Yiquan.

Yao Zongxun (1917-1985)

Traduzido por: Marcos Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s