O Ganho Advindo da Prática de Artes Marciais

Este é um dos últimos textos de Wang Xiangzhai 1885-1963

Há um ditado que diz:
“Você precisa de uma boa saúde para realizar grandes proezas”

Em outras palavras, se for saudável, você poderá viver bastante e se empenhar em grandes assuntos.
A saúde é extremamente importante. E saúde depende de um cultivo constante e de exercícios apropriados. Para saber se determinados exercícios são bons para a saúde, um pouco de pesquisa e de testes práticos são necessários.
Como você pode testar o valor de um exercício? Antes de alguém começar a se exercitar, alguns métodos científicos podem ser usados: o estado do seu coração pode ser checado, pressão sanguínea, pulso, respiração, número de glóbulos vermelhos e brancos. Depois de algum tempo de prática, os testes podem ser realizados novamente. Isto pode possibilitar a verificação se um determinado método de exercício é apropriado ou não. Um método apropriado é aquele que está em conformidade com os princípios naturais de funcionamento do corpo humano. Apenas estes métodos podem ser favoráveis para a saúde.
Exercícios apropriados podem afetar positivamente o metabolismo de todas as células do corpo humano e de todos os órgãos. Podem melhorar o funcionamento do sistema respiratório e do sistema vascular e melhorar o metabolismo do corpo.Em outras palavras, podemos dizer: podem ativar todo o organismo humano. Portanto exercícios apropriados podem ativar as células.
Quando falamos de jovens em crescimento, os exercícios ajudam no seu desenvolvimento, fortalecendo seu corpo e seus órgãos. Quando falamos de pessoas maduras, eles os ajudam a se manterem aptos e saudáveis. Se os exercícios não forem intensos o suficiente, você não obterá resultados. No entanto, se eles forem excessivamente intensos, eles prejudicarão o corpo e serão a causa de doenças. Nas formas típicas de exercícios, antes do corpo estar cansado, já ocorrem problemas com a respiração e o coração fica sobrecarregado. Assim o exercício deve ser interrompido para deixar o coração descansar, para normalizar a respiração e voltar ao estado normal.
A ciência chinesa de combate usa o método oposto. Este consiste de exercício de músculos e do sistema vascular. Podemos dizer que é um exercício de todas as células do corpo. O princípio é estimular todos os tipos de células e órgãos ao mesmo tempo. Mesmo se durante os exercícios os músculos ficam cansados, a pulsação permanece numa faixa normal e a respiração continua natural. E após o exercício você sente que a respiração está mais “livre”, mais “confortável” que antes do exercício. É uma melhoria constante e gradual, sem sobrecarregar o seu coração. O resultado é a manutenção da saúde e o fortalecimento do corpo. Não há limite de idade ou sexo … e como não há conjuntos complicados de movimentos, o sistema nervoso não é atacado por impulsos muito intensos, você consegue liberar tensões internas, obtendo repouso mental. Este é um dos elementos que torna a ciência de combate diferente das formas típicas de exercícios.
Embora no Zhan Zhuang, você permaneça numa posição, na realidade todos os tecidos musculares e células começam a trabalhar. Este tipo de trabalho é muito apropriado do ponto de vista do desenvolvimento das células e do trabalho do sistema vascular.
Todo o corpo e órgãos são ativados. Todos os órgãos são estimulados sem sobrecarregar o coração. Isto não é verdadeiro em relação aos movimentos externos. Devemos saber que na ciência do combate “um grande movimento não é tão bom como um pequeno movimento, um pequeno movimento não é tão bom como o não movimento, movimento no não movimento é estar constantemente nascendo e nunca cessar o movimento.” Podemos dizer que isto é muito específico, um ramo da ciência chinesa não conhecida por todos. Mas até agora, não foi dada muita atenção para estes exercícios. Não é uma coisa que a maioria das pessoas consiga entender, relacionando-os com as suas experiências anteriores.
Se elas pensam que exercícios simples na posição estática não podem ajudar no seu fortalecimento e capacidade, na verdade falta a elas um mínimo de conhecimento. Na realidade, estes exercícios não somente permitem fortalecer o corpo num espaço de tempo muito curto, mas também podem ajudar a curar muitas doenças crônicas que são difíceis de curar com terapias médicas. Eles são muito valiosos na terapia e na profilaxia. Este é um método que está em conformidade com a demanda da fisiologia. Nas formas típicas de exercícios, alguns deles são muito intensos, prejudicando a saúde, e outros são muito polarizados. Assim quando pessoas com algum tipo de problema de saúde não se exercitam, elas normalmente melhoram de saúde, e quando elas começam a se exercitar, os exercícios não apenas não as ajudam mas podem até mesmo machucá-las, piorando os seus problemas. Ainda falta uma pesquisa científica sobre os esportes. Esta é a razão de existirem tais situações.
No passado havia realmente muitos mestres de artes marciais que perderam a sua saúde, devido ao uso de métodos ruins de treinamento. Pois estes métodos não estão em conformidade com as demandas da fisiologia. Você deve saber que ciência não é aderir a métodos antigos, e com certeza não é defender deficiências de métodos antigos. Mas é o desenvolvimento baseado na experiência. Os métodos devem ser constantemente evoluídos e o valor de seus princípios testado na prática. Devemos considerá-los muito seriamente. Devemos pensar. É um relacionamento do tipo que há entre ler um livro e entre atuar de verdade. Assim os exercícios não devem ser muito intensos. Continuando, podemos dizer que a maioria das formas atuais mais populares de exercícios foram criados apenas para pessoas jovens. As necessidades das pessoas de meia idade e das mais idosas são negligenciadas. Considerando-se que são as pessoas com mais de 40 anos as que estão prontas para realizarem grandes tarefas no Estado e na sociedade, pois elas têm um conhecimento mais profundo e uma experiência mais rica, negligenciar a necessidade de exercícios destas pessoas significa negligenciar a sua saúde e isto é uma grande perda para o país.
Quando falamos de princípios de exercícios, devemos dar ênfase na calma, respeito e realismo. Um espírito rico deve ser desenvolvido. Para pessoas com uma rica experiência e conhecimento de vida é fácil entender que eles devem evitar perturbar a respiração, não devem fazer a pulsação ficar muito rápida nem devem tencionar o diafragma. Pessoas acima de 60 anos não têm mais idade para começar a procurar um grande sucesso em artes marciais, mas procurar uma melhoria de saúde não é tão difícil. Há três objetivos principais na prática de exercícios: cultivo da saúde, auto-defesa e prazer de estudar e de aprender os princípios da natureza.
O cultivo da saúde é mais fácil. É suficiente relaxar, sentir-se confortável, natural, leve, não usando muita força, como se você estivesse caindo no sono, flutuando na água ou no ar. Estas são as principais demandas. Se você tentar alguma coisa mais, irá apenas perturbar a sua mente e perderá tempo. E se você quiser fazer com mais intensidade, apenas causará danos à sua saúde. Quando o corpo estiver saudável, podemos começar a falar de autodefesa. Autodefesa significa que, quando atacado, “você põe em uso seu punho e metade de seu pé” para resolver o problema.
O nível mais alto de habilidade é difícil de descrever com palavras, mas autodefesa está intimamente relacionada com saúde. Primeiro você precisa ter saúde, depois agilidade, força e habilidade. Mas se quiser desenvolver força, você não deve usar força. Se usar força, perderá a chance de desenvolver força.
Para tornar o corpo e os braços ágeis, e os movimentos rápidos, o melhor método é o não movimento. Se achar isto enfadonho ou irritante, poderá tentar pequenos movimentos. Mas deve saber que nestes movimentos, “você se move como se quisesse parar, pára como se quisesse se mover”. Em outras palavras, “deve haver causa do movimento, mas não deve haver resultado”. Isto significa que ele deve ser forte na sua mente, mas não deve ser muito exibido externamente, você não deve “fazer” movimento.
Se você “faz” movimento, pode-se dizer “quando há forma, força é dispersada, quando não há forma, força é acumulada.” Quando “o corpo é quebrado”, a força é dispersada. Assim quanto mais lento o movimento, melhor é. Deste modo, você pode tornar-se cada vez melhor gradualmente, e ciente de como o seu corpo trabalha, incluindo as suas várias partes e células. Não deve fazê-lo superficialmente, deixando escapar alguma coisa. Estas são as condições básicas para aprender movimento. Se apenas procurar a beleza externa de movimentos rápidos, você não apenas não alcançará muita coisa, mas na verdade não terá esperança de progresso real.
Se estiver falando de métodos e técnicas para derrotar um oponente, você não deve ter técnicas. Se criar técnicas artificialmente, perderá a habilidade natural de mudanças ilimitadas. Este tipo de exercício é muito fácil. Você o observa e assim você sabe, aprende. Os efeitos vêm muito rápidos também. Mas você não deve se esforçar muito mentalmente e “forçar” a força física. Desta forma, desenvolverá bons hábitos, úteis na vida normal, permitindo-lhe agir eficientemente. Isto é bom para o corpo e para a mente. Se quiser demonstrar movimentos floreados e força, você não alcançará resultados reais. Embora estes exercícios sejam muito simples, mesmo pessoas muito inteligentes, quanto mais praticam, mais difícil lhes parecem os exercícios. Elas os praticam com afinco, mas não são capazes de distinguir entre o branco e o preto. Você deve saber que na natureza o normal não é o usual. E se você procurar o não usual, sairá do caminho.
Se falarmos sobre prazer de estudar, de aprender os princípios nos quais os exercícios se baseiam, isto é uma coisa que poderíamos falar sem fim, e eu não sei realmente por onde começar. Eu apontaria somente alguns princípios … Convido todas as pessoas interessadas para estudá-los. Por exemplo, movimento e não movimento, vazio e sólido, veloz e lento, relaxado e tenso, avançar e retroceder, vertical e horizontal, alto e baixo, resistir e absorver, forçar e deixar, pulsar e oscilar , abrir e fechar, esticar e contrair, inclinar-se para frente e para trás, levantar-se e fixar-se, recolher e repelir, ying e yang, torto e reto, longo e curto, grande e pequeno, mole e duro e muitos outros. É tudo mutuamente relacionado. Quando você vem para o começo do começo, você deve começar o seu estudo do começo novamente. Isto tudo é um, não é para ser dividido. Se dividi-lo, você nunca o entenderá. Relaxamento é tensão, tensão é relaxamento, deve haver harmonia entre relaxamento e tensão. Sólido é vazio, vazio é sólido, deve haver equilíbrio entre eles. Vertical e horizontal, expansão e recolhimento se suportam um ao outro. Ataque e defesa, manobra e esquivamento, devem ser usados juntos. O que foi dito acima é para as pessoas que estão começando a estudar a busca da força. Se elas negligenciarem estes conselhos, poderão praticar a vida toda e não conseguirão aprender. Se levarem estes conselhos a sério, elas não serão capazes de obter tudo isto durante sua vida. Se falarmos em testar força, usar força, emitir força, acumular força e outros tipos de força “com forma ou sem forma”, parecerá muito complicado, assim não falarei sobre isso aqui. É impossível alcançá-la sem estudá-la gradualmente, passo a passo. Mas quando começar a fazer isto, você achará que não há nada incomum, que é muito fácil. Estes exercícios são simples e acessíveis para todos. Você não aprende técnicas. Você reage às mudanças com a mente aberta, sem hesitação. Quando entender isto, poderá entender outros assuntos relacionados. Arte Marcial é agir de acordo com a circunstância. Na Arte Marcial, a saúde é enfatizada. Por isso, há autodefesa. Os exercícios podem ajudar muitas pessoas com doenças crônicas, que não conseguem melhoras usando a medicina tradicional, a ganhar saúde. Graças aos exercícios, as pessoas podem ser capazes de trabalhar até idade avançada. Se uma pessoa perder a capacidade de trabalhar, os exercícios poderão ajudá-la a adquiri-la novamente. Este é o valor da Arte Marcial. Este tipo de exercício pode ser descrito como “descansando enquanto treina, treinando enquanto descansa”.
Autodefesa é uma ciência sobre “mudanças” na luta. Não é “esta mão faz este movimento, e então este outro”, como muita gente imagina. Não é nada tão complicado. E por outro lado, não é tão simples também. A auto-melhoria, o aperfeiçoamento de si próprio, é mais importante, e portanto há o testar força e o escoar força, e depois você poderá gradualmente começar a estudar o assunto da luta. De outra forma, você nunca alcançará nada. Se estivermos falando de auto-aperfeiçoamento, você deverá começar por princípios de caráter, quatro atributos externos e oito demandas. Os princípios do caráter são: respeito pelos mais velhos, proteção aos mais novos, confiança e justiça, humanidade e amor, ser sábio e corajoso, profundidade, ser conseqüente e perseverante. Os quatro atributos externos são: cabeça ereta, visão reta, postura de dignidade e voz calma. As oito demandas são: calma, estima, modéstia, realismo, respeito, cuidado, atenção (ou consciência) e gentileza. Tendo estes atributos, podemos começar a falar de treinar seriamente a mente e o corpo. Este treino é concentração no zhan zhuang. Você deve estudar a questão do controle de juntas e músculos, e do uso de peso duplo e simples. Peso simples e duplo não é apenas distribuição de peso nos seus pés. Cabeça, mãos, torso, pés, ombros, cotovelos, joelhos, quadril e todas as outras partes maiores e menores do corpo podem ser divididas em peso simples e duplo, tenso e relaxado, sólido e vazio. Quando falamos de princípios de “haver partes de expansão e sete partes de recolhimento” ou “quatro na parte frontal e seis na parte posterior”, é difícil descrever através de palavras. Geralmente você deve procurar partindo do abstrato para o real. Eu estou apenas apontando alguns resultados sem explicá-los.
Shi Li (testando força): há muitos nomes para força. É difícil descrever todos os termos. Você conhecerá a força graças à prática do “Shi Li”. Quando conhecer a força, poderá começar a usá-la. Não importa qual o tipo de força que você pratique, “a forma não deve quebrar o corpo”, “a intenção não deve ser visível”, “a força não deve ir até a ponta dos dedos”. Se a força tiver uma direção, ela “irá até a ponta dos dedos”, e será limitada, parcial, e os movimentos serão mecânicos, o uso da força não será efetivo. A força será “quebrada” e “dispersa”. A luta irá parecer uma luta de touros, rija e “morta”. No Shi Li você deve usar a imaginação. A imaginação é sem forma, não é quebrada. Não há direção onde ela não alcance. Você aprende no “vazio”. Quando há forma, a força é dispersada, se não há forma, o espírito é acumulado. Espírito e mente devem ser “cheios”. Não é como imitar formas.
Fa Li (circulando força): para conseguir os efeitos de circular força, você precisa de uma boa base. Quando dominar a fundo a base de várias forças, você poderá ter o sentimento de harmonia com “a força do ar circundante”. Quando você tiver este sentimento de ressonância, poderá usar o movimento de tensão e relaxamento através do corpo como ondas. Você deve saber que, na prática do Fa Li, não é importante se você lança fora ou não, se você acerta um golpe ou não. Você deve checar se há equilíbrio, harmonia em todas as direções. E se você pode fazer isto levemente, livremente, e se a mudança do lento para o rápido é natural, como se fosse por si mesmo. Depois que conseguir esta condição, haverá esperança de aprender Arte Marcial. Mas se você será capaz de aprender, isto é uma outra questão.

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