Qi Gong

Qi Gong ou Chi Kung significa treinamento da Energia Vital. É uma arte própria e específica da China, utilizada para a sustentação do físico, e é considerada um capítulo da medicina chinesa.

O Chi Kung tem por função principal a harmonização do sistema nervoso central. Quando se está nervoso, tenso, ele pode acalmá-lo e em contra partida, também pode estimulá-lo quando se fizer necessário. Portanto, a pessoa ao treinar o Chi Kung torna-se capaz de se controlar e se acalmar.

O ser humano é um organismo complexo, em que o ciclo vital atua ininterruptamente. Um grande número de órgãos internos trabalha por toda a existência do ser e mantém permanente interação com o meio ambiente. Podemos exemplificar este pensamento através do processo da respiração, do processo de absorção dos alimentos pelo corpo e pelo processo da circulação sangüínea. Todos estes processos funcionam pelo mecanismo da troca.

Todos os movimentos do corpo humano se baseiam neste principio vital chamado pelos chineses de Chi/Qi. Quando o corpo humano cultiva este processo vital, torna-se capaz de se revitalizar e aperfeiçoar cada vez mais sua vida.

A função do treinamento do Chi Kung é de aumentar a expansão da circulação do sangue, ajudando no processo de revitalização, atingindo um equilibro interno que torna possível inclusive a desobstrução de vasos sangüíneos. Melhora assim as funções respiratórias e digestivas, podendo prolongar a vida, com o cultivo de uma boa saúde.

Este princípio do Chi Kung é de fácil entendimento quando comparamos o corpo humano com as máquinas. Uma máquina precisa de manutenção constante a fim de prolongar sua vida útil. Da mesma forma, a pessoa que treina o Chi Kung renova constantemente sua energia e sua capacidade para melhorar o seu nível de vida, mantendo a juventude e a boa saúde.

Mestre Wang Xiangzhai foi contratado pelo Instituto de Medicina Chinesa de Bao Tin como mestre de primeiro grau para ensinar aos pacientes a técnica do Chi Kung (para cultivar a vida e para curar todo tipo de doenças crônicas e de difícil cura). Ele conseguiu ser muito bem sucedido, salvando a vida de muitas pessoas desenganadas por médicos da medicina tradicional.

Existem centenas de tipos de Chi Kung espalhados por todo o mundo. Todos eles foram originários da China. Embora seja muito eficiente no tratamento e cura de doenças, no fortalecimento físico do corpo, espírito, etc., o Chi Kung é muito perigoso. Devido ao seu poder, o Chi Kung só deve ser praticado sob orientação de um mestre ou de um discípulo autorizado a ensiná-lo.

Não se deve aprender ou praticar nenhum tipo de Chi Kung, sem um objetivo claramente definido e sem conhecer o mestre que o desenvolveu e o suporta tecnicamente.

texto escrito pelo mestre Wang Tie Cheng

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s